A Pirâmide do Foco e seu Inglês

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Seja um membro PRO ➜

Recentemente aprendi com meu professor de Marketing de Varejo um sistema muito interessante para focamos no que realmente é importante. Confesso que antes de aprender esse sistema, achava que focava em meus objetivos de forma correta. Após de avaliar novamente se estava focando nas coisas corretas e realmente necessárias, percebi o quanto estava errado e disperso

Hoje irei compartilhar com vocês esse mesmo sistema, porém voltado para o inglês. Me inspirei em fazer a dica de hoje baseando em alguns amigos que conheço que “dizem” querer aprender inglês, porém não se esforçam, nem ao menos colocam o aprendizado desse idioma como prioridade em suas vidas, causando uma controversia no que querem e no que deveriam fazer para alcançar tal objetivo.

Se tiver mais um minuto, recomendo também que leia a dica, Como definir objetivos para seus estudos?, nela você irá aprender organizar melhor como estuda. Agora vamos ao nosso sistema.

 

Pirâmide do Foco

 

Primeiramente, O Sistema

Para visualizar o sistema em sua mente, recomendo que veja a imagem acima. Nesse sistema, ou pirâmide do foco, como irei chamar aqui nessa dica, meu professor explica que devemos focar em quatros questões/pontos importantes em nossa vida. A primeira questão é:

Informação – Todos nós precisamos de informações, principalmente em nossa vida profissional. Você pode ser a pessoa mais linda do mundo, mas se trabalha em uma empresa corporativa, irá necessitá de conhecimentos técnicos para trabalhar. Seria como a base de nosso conhecimento.

Comunicação – A comunicação é muito importante em nosso dia a dia, ela que irá dizer como nos relacionamos com as pessoas. Isso vale também para nossa comunicação na internet, em e-mails, mensagens no twitter e facebook.

Networking – Se utilizamos nossa comunicação de forma correta, o resultado é que acabamos criando muito mais relacionamentos do que pessoas que não se comunicam bem. Iremos ver mais abaixo a valor que networking tem quando estamos aprendendo um idioma.

Foco – E o principal é o foco. Tudo que fazemos em nossa vida precisa de um foco. Sem foco, ficamos a deriva, além do mais, tudo que aparecer em seu caminho será uma dificuldade, onde o resultado é a desistência do objetivo estabelecido.

 

Aplicando o Sistema (Pirâmide do Foco)

Se você já leu até aqui, acredito que já tenha entendido como cada ponto da pirâmide do foco funciona quando aplicamos a nossa aprendizagem do inglês. Mas para deixar mais claro e também para dar outros exemplos, explico passo a passo abaixo como essa pirâmide funciona.

 

Informação – Conheço pessoas que estudam apenas pela internet e acham que isso é suficiente para aprender inglês. Confesso que o custo é muito menor, ou quase zero, do que fazer um curso de inglês em uma escola de idioma, porém embora aja muita informação de qualidade na internet, infelizmente ela não te dar a base que às vezes precisamos.

Quando falo de informação, estou falando de livros mesmo. Livros de autores que estudaram e pesquisaram a fundo o assunto de que  falam. Onde eles podem falar sobre determinado assunto com base e competência.

Infelizmente (e felizmente também) na internet, qualquer pessoa com alguns conhecimentos podem se mostrar profissionais. Então ter um conhecimento básico sobre determinado assunto em inglês nunca é demais.

Comunicação – Outro ponto que muitas pessoas, mais muitas pessoas mesmo pecam, é na comunicação. Quando falo de comunicação aqui, me refiro a prática de falar em inglês. Não irei citar a prática do listening por que temos muitos sites com conteúdo para escutar em inglês na blogosfera. Porém vejo poucas pessoas praticarem a comunicação.

Seja por vergonha, falta de conhecimento ou mesmo falta de confiança em seu vocabulário, muitos não praticam essa parte que considero importante quando estamos aprendendo inglês.

Networking – Da mesma forma que o networking é bom para laços profissionais, ele também é muito importante para quem estuda inglês. Tenho quase certeza que em algum momento quando estudava inglês, bateu aquela dúvida onde você desejou que tivesse um amigo professor de inglês para lhe ajudar. Sem contar quando queremos praticar nosso inglês.

Se você colocou aprender inglês como objetivo e está aprendendo sozinho, é muito bom que tenha amigos que saibam mais que você. Pois, eles são as pessoas que irão lhe ajudar futuramente.

Foco – Agora vem a parte principal em nossa pirâmide do foco, o que realmente queremos alcançar. Faça o teste, sai de casa sem destino, andando pelas ruas e veja onde você irá chegar. Está correto, você irá andar pro resto de sua vida e não chegará a lugar algum.

Porém quando temos um destino, um objetivo, um nível de conhecimento em inglês que queremos alcançar, você saberá exatamente o que precisa estudar, quanto de esforço precisará colocar em seus estudos para alcançar tal objetivo. E o melhor de tudo, não ficará perdido nem perder tempo com distrações.

A questão é, quando temos um foco, temos o mapa que precisamos para chegar onde queremos.

 

Agora é sua vez!

Agora que conhece a Pirâmide do Foco e como utilizá-la, desafio você a analisar os quatro pontos e ver onde você está errando e sugerir a si mesmo alternativas para suprir tais necessidades.

A recomendação que dou é começar pelo foco, nesse caso o nível de conhecimento em inglês (ou qualquer outro idioma) que deseja aprender, pois o foco é a chave de decisão de todo o resto. Assim que decidir o seu foco/objetivo, ai sim poderá decidir com mais precisão as informações que serão necessárias (livros, revistas, dicionários), a  forma de comunicação (como irá praticar seu listening e o speaking) e por final o networking (quem poderá lhe ajudar a conquistar esse objetivo ou mesmo amigos para praticar seu inglês).

Espero que tenham entendido o sistema/pirâmide, qualquer dúvida, pergunta ou sugestão deixa na área de comentários abaixo. Recomendo também as dicas abaixo, que irão lhe ajudar a definir melhor seus objetivos.

That’s all for today! Cya next tip. =)

 

Dicas Relacionadas

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Quinzenal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜