Como definir objetivos para seus estudos?

No artigo que publicamos será que as pessoas que falam outro idioma são mais inteligentes?, expliquei como a organização nos estudos é essencial para melhorar seu vocabulário, seja em inglês ou em qualquer outro idioma. Se você não leu o artigo recomendo que o faça pelo fato dele complementar as dicas e conceitos que darei ao longo deste artigo.

Quando? Onde? Por que?Devido à vida corrida de muitas pessoas, além de um pouco de protelação, é muito difícil atualmente manter o estudo de um idioma constante, principalmente quando não sabemos onde queremos chegar e quais assuntos devemos estudar.

Nesse artigo veremos a importância da definição de objetivos tomando conhecimento do onde você quer chegar, o que estudar e quando chegará lá.

Ao longo deste artigo irei dar dicas e macetes para que você possa colocar em prática em seus estudos e também falarei de resultados que tive por estabelecer objetivos em meus próprios estudos de inglês focando nesses três fatores. Check it out and enjoy!

 

Defina onde você quer chegar

A decisão do onde você quer chegar com seu inglês tem um valor muito importante, por que é ele que te vai dá um norte para onde você deve colocar seus esforços para atingir esses objetivos.

Não pense que só por que o inglês é uma língua ativa (onde sempre temos algo que aprender) isso signifique que você não deve colocar metas em seus estudos. Antes de você pular para decidir o que irá estudar e quando chegará lá, decidir primeiro por que quer estudar inglês (ou outro idioma), é muito mais importante e crucial.

Por isso pense um pouco e reflita quais as razões que te motivam a estudar inglês. Talvez você esteja só querendo cantar algumas musicas ou o trabalho exija certa fluência em inglês. Seja qual for seu motivo, você precisa ter o onde bem claro em sua mente.

É através do desejo de aprender inglês que você começará a estabelecer seus objetivos tanto do que estudar e do quando você chegará lá.

 

Estabeleça quando chegará lá

Um dos erros mais comuns de quem estuda inglês é não estabelecer uma data para alcançar certo objetivo. Quando não sabemos quando iremos atingir os objetivos para nossos estudos, estamos mais propícios a desistir ou até mesmo a passar muito mais tempo que o necessário numa tarefa que poderia ser resolvida com muito menos tempo esforço.

Lembro que nos meus seis primeiros meses de estudo da língua inglesa, já tinha alguma noção de quando poderia me tornar mais fluente no idioma.  À medida que o tempo passava e me esforçava em aprender mais, via que poderia diminuir o tempo que tinha estabelecido.

Depois de algum tempo cheguei à conclusão que levaria muito menos tempo para falar razoavelmente bem em inglês do que imaginava.

Por exemplo, se deseja passar em um teste de proficiência em inglês, defina então como objetivo ler um texto em inglês todos os dias por um mês, além de escutar seu áudio. Caso esteja pretendendo fazer uma viagem e quer está falando inglês até lá, então dedique seu tempo a aprender o vocabulário que será usado no seu destino.

Dica importante: não adianta gastar tempo em um assunto que você não precisa ou precisará, pelo menos não no momento. Por exemplo, se você tem um teste oral no seu curso de inglês no sábado à tarde sobre as expressões idiomáticas usadas na Grã-Bretanha em inglês, por qual motivo você passará a semana estudando a diferença entre o past simple, past perfect e o past continuous. Não tem lógica, você só estará perdendo seu tempo e não passará no teste.

Por isso defina quando quer alcançar seus objetivos relacionados ao seu estudo da língua inglesa e se esforce para conseguir atingir os resultados no tempo acertado. Além disso, depois de decidir quando seu inglês deve está “pronto”, ficará mais fácil pra você decidir quais assuntos estudar. E é exatamente isso que veremos agora.

 

Defina o que estudar

Quando falei de organização no artigo será que as pessoas que falam outro idioma são mais inteligentes?, expliquei que a determinação de quem estuda a língua inglesa é muito importante para melhorar o vocabulário.

Após da escolha do onde você quer chegar e depois do quando você realizará seus objetivos, a escolha dos assuntos que você estudará é muito importante e dirá se você melhorará ou não seu inglês. Veja um exemplo que aconteceu e ainda acontece comigo:

Alguns dos assuntos em inglês que mais gosto de estudar são os collocations, phrasal verbs, as expressões idiomáticas, gírias/slangs, etc.

À medida que você vai se aprofundando nos estudos, perceberá que tem assuntos que você não achará muito “legais” em estudar. É importante que você escolha assuntos que ajudem a melhorar seu vocabulário e que ao mesmo tempo lhe proporcione prazer em estudar. Se eu fosse estudar a gramática em inglês todos os dias, tenho certeza que não teria melhorado meu vocabulário, por que acho a gramática normativa um pouco chata e monótona.

Ao invés disso, procuro estudar assuntos onde estou sempre aprendendo algo novo e diferente e principalmente que me deixe motivado em meus estudos.

Por isso na hora de definir seus objetivos para seu estudo da língua inglesa, os assuntos que vai estudar devem ser levados em consideração.

 

Estabeleça os objetivos para seus estudos agora mesmo

Não deixa para definir seus objetivos amanhã ou em sua folga do trabalho no domingo à tarde, faça isso agora mesmo, logo após ler este artigo. Coloque em um pedaço de papel por que você quer aprender inglês e logo após quando atingirá este objetivo. Sabendo disso fica muito mais fácil decidir quais os assuntos que você irá precisar para chegar lá.

Comecei a estudar inglês por intermédio das músicas, sempre gostei de cantar e escutar músicas em inglês, por isso decidir que deveria aprender a falar inglês para entender o que as letras das músicas falavam. É lógico que depois de um tempo e vendo que meus esforços no idioma estavam surtindo efeito meus objetivos mudaram, mas quando se tem um objetivo claro do por que e onde se quer chegar tudo fica muito mais fácil.

 

E você? Já sabe quais são os objetivos em seu estudo? Sabe onde quer que seu nível de inglês esteja daqui a dois três anos?

Compartilhe conosco quais objetivos você estabeleceu no seu estudo da língua inglesa. Além disso, nos conte quando pretende alcançar estes objetivos e quais os assuntos que você acha que vão lhe ajudar a chega lá com mais rapidez.

Aguardo comentários. Cya!

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜