Quais as principais dificuldades em aprender inglês?

Pode parecer esquisito, mas embora vivemos em um mundo globalizado ainda há pessoas que não coseguem aprender inglês por diversos motivos. Essa dificuldade fica ainda maior quando estudamos por conta própria, sozinho, sem professor ou alguém com mais experiência na língua para nos ajudar e nos incetivar a melhorar nosso inglês.

Neste artigo veremos 5 dificuldades que acredito serem as principais para que as pessoas (principalmente os estudantes de inglês autodidatas) não melhorarem seu vocabulário e que os atrapalham a falar inglês fluentemente.

Não deixe também de mencionar na área de comentários quais as suas principais dificuldades em seu estudo da língua inglesa.

Abaixo cito algumas dicas que você poderá usar para melhorar seu vocabulário em inglês.

Dicas de inglês recomendadas:

Será que as pessoas que falam outro idioma são mais inteligentes?

Como definir objetivos para seus estudos?

 

dificuldade de aprendizagem

 

 

A escrita em inglês

Desde que comecei a estudar inglês por conta própria, há cinco anos atrás, que escuto as pessoas reclamarem o quanto é complicado e diferente a forma como se escreve em inglês. As pessoas costumam tratar a escrita na língua inglesa como se fosse coisa de outro planeta, algo que não pudesse ser decifrado e muito menos compreendido.

Sempre quando me perguntam por que a forma como escrevemos em inglês é tão diferente do portguês, digo o seguinte:

 

Primeiro você tem que entender que a língua inglesa é um idioma que sofreu e sofre bastante influência externa, por exemplo, se você observar a quantidade depalavras e expressões de outros idiomas que são usadas na língua inglesa você ficará impressionado.

Além disso, a língua inglesa possui uma cultura,  história e estrutura totalmente diferente da língua portuguesa. O português surgiu através do Latin, já o inglês veio do Anglo-saxão, idiomas totalmente diferentes em todos os sentidos.

 

Dica: um exercício que me ajudou e me ajuda muito a melhorar a minha leitura e escrita é ler e escrever bastante em inglês. Leia o máximo que puder em inglês sobre os mais variados assuntos. Com tempo você verá os resultados.

 

A pronúncia em inglês

Como falei acima, o inglês provém de um povo, cultura e local totalmente diferente do português, o que nos diz que a forma como vamos pronúnciar as palavras e as frases em inglês também serão diferentes. O sons fonéticos em inglês não são nada parecidos com os nossos, como também a forma de entonarmos as palavras e até as frases em um diálogo em inglês.

A pronúncia é um dos motivos que fazem muita gente desistir de continuar em aprender inglês por não conseguirem falar com fluência logo quando estão iniciando. Felizmente, a única maneira de você falar inglês fluentemente é escutando e muito em inglês, não existe outro caminho mais curto. Só através da prática diária é que você consiguirá atingir este objetivo, falar inglês fluentemente.

A fluência em minha opinião vem através da experiência com o idioma, quanto mais você escuta, fala, ler e erra/acerta em inglês, mais fluente você irá ficar.

 

Dica: mais uma vez digo que a prática é que vai levar você a perfeição (falar inglês com fluência). Por isso é importante que você escute em inglês com certa regularidade, se possível diariamente. Quando comecei a escutar em inglês, não entendia praticamente nada nos diálogos em inglês, absolutamente nada fazia sentido para mim. Só após muita prática junto com o estudo, aos poucos fui melhorando ao passo que hoje consigo entender notícias em inglês, jornais, novelas e seriados em inglês sem legendas.

Por isso pratique o máximo possível, esse é o segredo!

 

Tempo e Dinheiro

Infelizmente nossa geração é escassa em tempo, devido ao estilo de vida que a maioria da população (principalmente das grandes cidades) leva, temos pouco tempo para nos dedicar ao estudo de um idioma. Dedicar 1 ou 2 horas diárias para estudar inglês é uma tarefa árdua ou quase impossível para muitas pessoas, obrigando-as a estudarem uma ou duas vezes na semana. Como não veem resultados (até por que 1 vez na semana é muito pouco) acabam por desistir de aprender inglês.

Além disso, não é todo mundo que tem condições de pagar um curso de inglês em uma boa escola de idioma ou comprar um livro de inglês que poderia lhe ajudar a melhorar seu vocabulário. Muitas pessoas sabem das vantages de conhecer a língua inglesa e que ela é importante para elas, principalmente na vida profissional, mas não possuem condições suficientes para iniciarem um curso de inglês regular ou comprar materiais que poderiam ajudar-la a aprender inglês.

 

Dica: uma dica que dou para quem quer aprender inglês e não tem muito tempo sobrando é reservar de 10 a 30 minutos por dia para estudar inglês. Talvez você ache que é pouco tempo mas acredite que a longo prazo você terá mais  benefícios do que imagina. Além disso é muito melhor do que ficar sem estudar nada.

Outra dica importante é pedir emprestado livros de inglês para alguém que já estuda inglês a algum tempo. Provavelmente esta pessoa terá vários livros de inglês que não ler a meses, o que você poderia pedir para começar a estudar e melhorar seu vocabulário em inglês.

 

Interesse em estudar

Por último e a mais importante dificuldade em estudar inglês está o interesse em estudar. Coloque uma coisa em sua cabeça, você pode aprender inglês com a maior facilidade do mundo, ter o dia todo para estudar inglês nas melhores escolas de idiomas do planeta, mas, se você não tiver nenhum interesse, razão ou motivo para aprender inglês tenha certeza que você falhará.

Só para você ter uma noção do quero dizer pense no seguinte: por que existe tantas pessoas que estudam em escolas de idiomas e não aprendem inglês e outras pessoas conseguem aprender por conta própria, sozinhas via internet?

Na verdade isso é em tudo em nossas vidas, quando não temos um objetivo se conseguimos alcançar ou não tanto faz. Agora se você colocou em suas resoluções para 2011 aprender inglês, então se junte ao grupo de estudantes esforçados, perseverantes e côncios de que aprender inglês não é fácil mas também não é coisa de outro planeta.

Dica complementar:

Como definir objetivos para seus estudos?

 

Dica: pense a repeito do por que você quer aprender inglês, será que é por que gosta de escutar música em inglês, ou o seu trabalho exige conhecimentos em outra língua, ou mesmo você ache importante aprender outro idoma. As razões podem ser várias, por isso tente descobrir as suas razões para querer aprender inglês.

 

Quais são as suas principais dificuldades em aprender inglês?

Compartilhe conosco quais são as suas principais dificuldades em aprender inglês. Talvez você seja muito oculpado ou a escrita seja muito complicada, seja lá qual for suas dificuldades, toma conhecimento delas já é um bom começo.

Lhe aguardo na próxima dica. Cya!

 

O Blog Inglês na Rede nas Redes Sociais

Participe de nossa comunidade online de estudantes de inglês seguindo-nos no Twitter @inglesnarede ou tornando-se fã em nossa página no Facebook www.facebook.com/inglesnaredeblog. Aguardo comentários sobre suas dificuldades em aprender inglês.

 

Dicas de Inglês para Melhorar seu Vocabulário

Tags: ,

Artigo escrito por:

Renato é estudante de inglês auto-didata, lecionou aulas particulares por dois anos. Atualmente escreve para o Blog Inglês na Rede e apresenta o EnglishCast, podcast voltado para os estudantes de inglês.

  1. Hi Renato! seu blog é um ótimo recurso para praticar inglês;-)
    você ainda possuí a comunidade do orkut inglês na rede?
    eu gosto muito da comu ”aprenda inglês pelo orkut” do Diego Fernandes-> http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=111111107
    cya!

    • Olá Thaisa, dei uma olhada na comunidade do Diego e achei ela muito boa mesmo. Acredito que se nos mantivermos ligados, poderemos melhorar nosso inglês com muita rapidez. Obrigado pela visita e pela dica. Até mais!

  2. Olá,
    Adorei o site, as dicas são realmente muito boa, e fácil de entender…
    Sempre gostei do idioma, mas nunca tinha estudado em uma escola, então me virava com o que podia, internet,livros e etc.
    Me matriculei a pouco tempo em um curso, estou adorando, mas continuar estudando sozinha é fundamental, e é incrível ver o quanto consegui aprender por conta própria…
    Isso graças a tantas pessoas como você, que doa o seu tempo e conhecimento para ajudar outras pessoas.
    Muito obrigada!

    • Cássia muito obrigado pelas belas palavras. Da mesma forma que quando comecei a estudar inglês muitas pessoas me ajudaram de forma gratuita, por que não retribuir da mesma forma, ajudando outras pessoas a também aprenderem esse idioma maravilhoso?!
      Obrigado pela visita e qualquer dúvida não se acanhe em fazer.

      Até a próxima. Cya!

  3. É..Você está certo. Uma das formas que eu encontrei para avancar muito no idioma, foi escrever no meu blog, no idioma inglês. O meu maior problema é que na minha casa se fala 4 idiomas e a coisa fica bem complicada por que as gramáticas portuguesa, inglesa e sueca sao totalmente diferentes e mergulham, todas elas, em culturas bem opostas.
    Viajar é também um meio para aprender expressoes idiomáticas.Eu tenho mais dificuldade com o OUVIR E ENTENDER. é que eu sofri um avc em 2007 e a parte danificada do cérebro foi, justamente, a parte de memorizar o que se ouve, mas eu estou avancando.Com a vantagem de que tenho que falar o idioma por que meu marido nao fala português… Eu estudei inglês até o nível de fazer faculdade , aqui na Suécia, mas, preciso me vigiar, sempre.
    Eu achei seu blog, hoje, e vou, futuramente, indicar a amigos que querem aprender a língua.
    Parabéns e dias felizes.
    keep in touch
    Grace Olsson

    • Olá Grace, conheço vários amigos meus que também tem muita dificuldade na pronúncia e no entendendimento em inglês, geralmente digo que com um pratica e estudo dá para superar isso.
      Obrigado por sua visita e comentário. Se puder ajuadar em alguma coisa, por favor é só falar. See you around!

  4. Olá Renato, eu estou adorando seu blog! Eu acredito que a minha dificuldade é de ser bem compreendido, tem várias situações quando eu estou apresentando meu projeto oral na aula de inglês, sinto que as pessoas estão confusas, ou pior, concordam com tudo que eu digo. Eu sempre tento rever todo o conteúdo assim que possível mas ouvir tem sido o mais complicado a ser feito, devido ao meu pouco tempo e infelizmente deixo para segundo plano :(
    See you on the next time!

    • Jaderson é bom saber que está gostando das dicas. Cara, acho que para você melhorar mais sua pronúncia escutar bastante em inglês é uma ótima saída, mas se você não tem tempo, faça como eu.
      Geralmente gosto de escutar podcats em inglês sempre que estou fazendo algo que não exija minha total atenção.
      Por exemplo, quando estou lendo uma resvista só pra passar o tempo, ponho o podcats pra tocar e fico analizando o audio, isso é bom também pra gente colocar o inglês em nossa vida diária ao invés de só na sala de aula.

      Obrigado pelo comentário, até mais!

  5. Ola, mto bom seu artigo e me encaixo nele, pra me a maior dificuldade esta no pronuncio, vc indica algum site que simila pronuncia? tpo eu digito uma palavra e dai sai som pra me aprender?

    Abço e fica com Deus!

    • Olá House, eu conheço um site bem interessante que acho que irá te ajudar nesta tarefa, o http://www.howjsay.com/ é tipo um dicionário falante. Todas as frases ou palavras que você colocar nele, ele te dar o significado em inglês e o áudio para você praticar a pronúncia em inglês.

      Dar uma olhada e depois me diz o que achou . Até mais! Cya!

  6. Ola Renato, isso memo dicionario falante kkk testei o site e foi mto bacana, eu li seu artigo sobre doenças em ingles, mas eu n sei como pronunciar, agora ajudou bem o site.

    Grato pela ajuda e atençao!

    Abço e fica com Deus!

  7. Ola, já estudo inglês a um tempo, leio livros constantemente, e me viro bem para falar. Minha maior dificuldade está na escuta. Tento assistir a filmes sem legenda, mas por não entender quase nada, acabo desanimando. Costumo colocar a legenda em inglês para ajudar , mas acho que com isso, leio tudo e acabo não prestando muita atenção na pronúncia das palavras.
    Abraço

    • Paula, me lembro quando comecei a assistir filmes sem legendas também, não entendia absolutamente nada. O que fiz foi estudar mais e aprender um pouco mais frases, expressões, no geral, melhorar mais meu inglês.
      Aos poucos via que estava tendo resultados e hoje ainda não estou perfeito mais melhorei muito comparado quando comecei. Boa sorte pra você! Cya!

  8. Oi, gostei muito das das dicas. Mas a minha maior dificuldade é querer que tudo aconteça rapido de 2004 a 2005 fiz ingles com prefessora particular mas não avançava desisti. Depois decidi morar fora nada 01 mes só de Ingles foi pouco e muita informação para tão pouco tempo! Parei denovo e nesse ano de 20011 tracei essa meta de que quero ficar firme, já fazem 06 meses o ver present continuous parece que vou enlouquecer. Mas quero permanecer firme. Tenho estudada mais e lido artigos em Ingles, até busco mais assuntos do meu interesse para melhorar. Mas tem momentos que acho que meu dia não vai chegar….

    • Graziela, me parece que você realmente deseja aprender inglês. Apenas acho que você precisa pegar leve com você um pouco. Como o português, o cérebro precisa aprender e reter o que aprender. Não adianta forçar que não vai dar.

      Continue tentando, lendo em inglês, pesquisando. Com tempo você vai ver que os resultados virão. se precisar de ajuda, pode contar comigo. Abraços. :)

  9. Ola, estou a 2 messes estudando inglês e não consigo acertar em nada da pronúncia do idioma ; os professores do meu curso manda eu repetir mais e ainda ñ melhorou nada , não sei mais qual maneira que possa fazer para melhor , será que voçê tem mais digas sobre esse requisito ?

    • Ana, como tem apenas 2 meses, ainda acho muito pouco tempo para haver algum resultado. Recomendo que continue tentando, se esforçando e praticando, com mais tempo verá que as coisas vão melhorar, irá pronunciar melhor, irá lembrar as palavras com mais facilidade… Porém aprender inglês existe um pouco mais de tempo, não pode ser algo as pressas..

      Boa sorte pra ti! =)

  10. uma das maiores dificuldades em aprender o idioma Inglês nas escolas pulicas é a falta de professores qualificados, material dedático é a carga horária que é pouca isso tudo acaba desmotivando o aluno.

    • Isso é verdade Betânia. Mas também o professor de inglês tem que correr atrás tanto para tentar melhorar o seu idioma como suas aulas de inglês.
      Colocar a culpa só no governo não adianta. O professor também tem sua parte.

      Obrigado pelo comentário. Cya!

  11. Minha maior dificuldade sempre foi entender inglês nativo . A habilidade de poder ouvir para mim é o grande desafio em aprender o idioma.
    Uma vez me aconselharam a trabalhar mais essa habilidade, e realmente após seguir tal conselho meu inglês avançou consideravelmente. Não sou fluente, mas já consigo entender alguns diálogos e isso e gratificante para quem
    estuda inglês.
    O conselho do Renato é verdadeiro, trabalhar essa habilidade com maior prioridade acelerará seu aprendizado.
    Para quem tem interesse, o Site da BBC UK tem um programa excelente para autodidatas.
    http://www.bbc.co.uk

  12. Olá senhor Renato, nossa seu site é interessante parabéns!!!
    Bom Renato a minha dificuldade é saber o que estudar primeiro, se é a gramática, se é a pronúncia e por ai vai, confesso que estou sempre a procura de “planos de aula” de algum professor mas nunca encontrei algo parecido. Estou procurando algum site onde eles façam algo do tipo exemplos, explicação e pronúncia. O que o senhor aconselha? Um abraço.

    • Hailton, brigadão pelo comentário.

      Acredito que você pode começar por vocabulário. É a melhor maneira de melhorar consideravelmente seu inglês a curto prazo. Se você focar em gramática ou coisas do tipo, pode está aprendendo algo que não irá necessitar ainda.

      Tente esse sistema, nessa ordem, estude vocabulário, expressões (não palavrões, pelo menos ainda não), pronúncia, e por ai vai….
      O mais importante é sempre estar praticando, lendo, escutando, falando. Sem prática não tem estudo que der jeito.

      Abraços! :)

  13. Por que temos quase obrigação de aprender inglês,é uma exigência do mercado até falar inglês fluentemente,já que os americanos e britânicos não estão nem ai para a nossa língua?

    • É interessante sua pergunta Evandro, mas não gosto de ver dessa forma. Primeiramente, nós não temos obrigação de aprender inglês, isso é uma opção de cada um.
      Se você tem seu emprego e não quer aprender inglês, isso é uma opção sua. Você decide.
      É claro que temos muito mais vantagens quando sabemos inglês e é ai onde está a diferença. O mercado de trabalho é competitivo com ou sem a língua inglesa, se uma empresa precisa de um funcionário que fale inglês, ela vai contratar uma pessoa que fala inglês.

      Ao invés de pensar por que aprender uma língua de um povo que não valoriza a minha, pense de forma positiva, sim, irei aprender inglês por que isso irá valorizar meus conhecimentos, o meu profissional, a minha pessoa. Pense nos benefícios que você terá em saber falar inglês e tenho certeza que essa briga de línguas e países sairá de sua mente.

      Abraço! :)

  14. Minha maior dificuldade e que eu acho que nao tenho o dom para isso, por mais que eu tente olhar em internet e site, eu cada dia que se passa vejo que nao tenho esse dom , e ai vai a minha pergunta:

    Como os americanos apreendem a sua lingua em tao pouco tempo, ou seja, no maximo uns 3 anos!

    • Tales,

      eu gosto de acreditar que qualquer pessoa pode aprender um idioma, aprender inglês não tem nada a ver com dom ou algo divino…. Agora, aprender inglês leva tempo, exige um certo esforço para que passamos a falar de forma que não estamos acostumados… Talvez seja essa mudança de hábitos na fala e talvez na pronúncia, que lhe deixe com a sensação que é algo impossível…

      Posso lhe garantir que se continuar tentando, praticando e estudando, com tempo você irá mudar sua percepção e consequentemente, estará falando inglês com fluência. =)

      Por isso não desista.

  15. Olá, minha maior dificuldade é no ler em ingles, trabalhei em navio e aprendi alguma coisa mas sempre enrrolando , quando fui fazer um curso não fiquei 2 meses pq não me acertei não conseguia ler nada, na hora que vou ler não consigo, ex: flag se eu for ler vou ler flag e não fleg, não se se consegui expressar minha dificuldade mas foi por esse motivo que parei, ja comprei dvd com aula de ingles devo ter uns 10 , comprei livros mas com esse problema não consigo fazere nada.

    • Fabiano, pelo o que você está escrevendo seu problema seria falar em inglês e não em ler. Se entendi correto o que você pode fazer é dominar bem a escrita e depois focar bem a pronúncia. Porém isso não é regra, você pode muito bem aprimorar os dois.

      Espero ter ajudado. Bons estudos! :D

  16. Sim, realmente preciso praticar a escrita, mas a minha dificuldade seria em pronunciar o ingles correto, pois acabo pronunciando sempre como escrevo.O que seria melhor no meu caso??

    • Nesse caso eu daria algumas dicas, praticar é a melhor forma de melhorar a forma como falamos em inglês, fazer um curso de pronúncia também iria ajudar bastante, pois você iria entender como funciona a pronúncia em inglês.

      Acredito que fazendo os dois, é só uma questão de tempo.

      Abraço! :)

  17. Minha maior dificuldade esta em traduzir e entender o que ouço , quando um professor fala uma frase as outras pessoas ja respondem enquanto eu ainda estou traduzindo a 1ª palavra, as pessoas me recomendam ouvir musica e filmes em inglês mas ja faço isso todo dia e de nada adianta . se for um texto , algo escrito consigo numa boa , mas uma simples pergunta de “como vai você ” e difícil para entender .

    O que será que tenho?

    • Olá Mariana, pelo que você está me contado em seu comentário eu acho que o que você precisa é mais prática. Embora essas pessoas respodem antes que você, talvez elas já tenham um tempo de estudo maior, ou processa as informações mais rapidamente. Fazer comparações não é uma boa ideia nessa fase.

      Eu recomendo que vá devagar, porém sempre de olho no seu desenvolvimento. Caso esse desenvolvimento não esteja vindo, mude a forma como estuda. Tudo isso focando no que você precisa estudar e melhorando seus posntos fracos. Acredito que assim você poderá melhorar seu inglês.

      Espero ter ajudado. Abraço e sucesso! :)

  18. Muito bom o site e as dica… Sempre tive vontade de aprender Inglês, mas a minha maior dificuldade é na pronúncia. Vou tentar seguir essas dicas… Parabéns Renato pelo seu blog, é ótimo.

    • Obrigado pelo apoio Jailson, uma dica que poderia te dar para melhorar a pronúncia é praticar. Embora quando estamos começando é difícil, sem prática não tem iremos falar com fluência…

      Abraço e sucesso em seus estudos. :)

  19. olá, Renato consigo ter alguns dialogos em inglês mas não consigo pensar em inglês…. fico traduzindo antes de falar e é estranho pq traduzo muito rapido,tenho dificuldades em falar algumas palavras,será que vc poderia me dizer pq não consigo pensar em inglês?

    • Eu acredito que você já esteja pensando em inglês, porém ainda a passo lentos… Quando você traduz as palavras em sua cabeça do inglês para o português, isso em minha opinião é o começo do processo. Irá chegar um tempo onde essa tradução será automática, sem demoras. Daí você irá ter a impressão que pensa em inglês, mas na verdade, nada passa de um processo de tradução automatizado.

      Minha dica, é continue praticando, aprendendo, estudando e com esforço e um pouco mais de tempo, você estará “pensando” em inglês. :D

  20. Olá Renato, muito legal seu blog, adorei

    Queria saber qual tipo de lingua inglêsa você aprendeu primeiro: Britânico ou inglês americano?

    Obrigada!

    • Olá Priscila,

      eu começei a estudar inglês americano e me aprofundei nele. Porém sempre gostei de estudar as diferenças na fala e na escrita do britânico também. Isso me ajudou a diferenciar bem quem é quem…

      Uma dica que eu dou é sempre escutar em inglês de pessoas que falam outro idioma, tipo Chinês falando inglêsé totalmente diferente do que um americano… Isso ajuda bastante.
      :)

  21. olá, gostei muito blog.E normal demorar para aprender ingles? Estou no nível avançado do meu curso mas ainda tenho muita dificuldade para falar. Sou muito esforçado mas realmente dá vontade de desistir as vezes. Percebo que houve uma evolução, meu vocabulário expandiu , mas me enrolo todo para falar.O que pode dizer por mim? Meu sonho é um dia poder ir para os EUA.

  22. Olá, eu também estou aprendendo inglês sozinha!
    Tenho 17 anos, não me lembro quando comecei a aprender. Eu estudei em escola particular até a 5º série, e eles eram bem rigorosos, então acho que por causa disso eu já tive uma base um pouco mais sólida.
    E vou falar a verdade: Eu não li nenhum livro, meus cadernos de exercício em inglês estão intactos, nunca os usei. Tudo o que eu fiz foi: Ouvir muita música, prestar atenção nas palavras, na pronúncia, ouvir lendo a letra, traduzir e depois olhar na internet se a tradução estava correta e passar do port. para inglês também. Joguei muito video game e repetia as frases, a mesma coisa com filmes, eu assistia, dava pause e repetia a frase. Quanto a escrita, eu entrava em um site para pessoas que também estudam inglês, só que em vários países, então eu fiz amizades com professores de inglês, e conversava com eles mais de 5hrs por dia. Naquela época eu ficava muito tempo na internet. Para treinar a fala, eu usei um método que… Só vim descobrir que era um método(rs) depois, pois sempre tive essa mania: Falar sozinha, só que em inglês; há quem diga que é loucura. Mas eu aprendi a escrever em inglês primeiro(pois teclava com as pessoas em Chatrooms), mas no caso da fala, se você não tiver com quem conversar, vai fazer como? Fale sozinho! E eu faço isso até hoje, tenho visto que tem me ajudado. E quando estou sozinha falo até mais rápido. Tenho amigos que são americanos, e eles me disseram: “Como você fez pra melhorar tanto? Eu sabia que você escrevia bem, mas sua fala não era assim.” Eu disse: “Eu falo comigo mesma, em inglês.” e eles ficaram boquiabertos.. haha. Como já disse, eu nao sei como ou quando comecei a aprender, só sei que Graças a Deus, tenho melhorado a cada dia!
    Desejo a todos que estão começando, muita paciência. E tente transformar tudo o que você gosta(entretenimento) como ferramenta para aprender. Se gosta de música, use a música. Se gosta de filmes, use os filmes, seriados – melhor ainda!-, se gosta de video game, use o video game(mas cuidado com o que ouvir! rs) e por aí vai. Se você ama ficar na internet por muitaaas horas(como eu), e tem preguiça de estudar. Aproveite isso para conhecer pessoas que possam te ajudar no inglês, funcionou comigo. Talvez não funcione com outras pessoas, mas não custa tentar. ;)

  23. Olá, gostei bastante das dicas, porém meu problema é língua travada. Quando falo inglês parece que estou pronunciando as palavras em português, tenho dificuldade para falar o basico, “you are” por exemplo sai “iu ar”, e não é falta de treino. O que posso fazer para melhorar, sendo que falo português perfeitamente?

    • Murilo, se você costuma praticar e não está melhorando, recomendo estudar fonética, seja pela ou net ou com um professor particular com essa especialidade.
      Agora, fatores como tempo de estudo, conhecimento da pronúncia de certa palavra e prática contam muito na hora de pronunciar uma palavra ou frase corretamente.

  24. Bom, minha maior dificuldade é a fala. Não digo pronúncia, mas o montar uma frase e falar. Tipo, eu escrevo bem em inglês, não acho tão complicado, mas quando vou falar, as palavras; frases; expressões; tudo some da minha cabeça e eu tenho dificuldade em falar. Eu entendo tudo oque minha professora fala. Ela só fala em inglês. Mas eu to ficando um pouco preocupado, pois fazem 6 mêses que comecei a estudar inglês e não consigo falar direito. E eu me viro com músicas. Eu escuto música em inglês praticamente o dia todo e canto junto.

    Bom, esse site foi um achado importante.Vou passar a acompanhar. Valeu!

    • Luan,

      eu considero normal ter essa dificuldade para quem estuda apenas a 6 meses, ter a prática e a fluência leva tempo e estudo. Por isso, acho que você não deve ficar preocupado, e sim ver quais são os erros que está cometendo e tentar melhorar para ganhar mais fluência.

      Abraço! =)

  25. oi, minha dificuldade é que não consigo gravar as palavras, tanto para manter uma conversação como para escutar ou falar ou escrever, já fiz ingles por dois anos e a unica coisa que consegui foi grvar algumas palavras escritas para se fazer a tradução para o portugues, pq para o ingles esquece só se for com dicionario.

    • Daniele, consistência é muito importante quando estamos aprendendo um idioma… O que aconteceu com você, poderia ter acontecido se estivesse estudando o português. Falamos bem português por que estamos em constante contato com o idioma…

      Minha dica seria não desista, volte a estudar, a praticar, a está sempre em contato com a língua inglesa… A cada dia seu inglês irá melhorar. =)

  26. Hi! faço curso de inglês a cerca de um ano é meio, entendo até bem quando as pessoas e a professora fala, mas tenho dificuldade na hora de escrever, sei de várias palavras, mas quanto se trata em escrever fica complicado

    • Washington,

      minha dica seria, leia bastante em inglês. Alíngua inglesa é parecida com português nesse quesito, quanto mais lemos em português, melhor falamos e absorvemos mais rápido tanto as estruturas gramaticais quanto a caligrafia das palavras. A mesma coisa acontece em inglês.

      Leia bastante livros, revistas, artigos e notícias em inglês, aos poucos e com bastante prática, você verá que seu inglês irá melhorar.

  27. Gostaria de saber se você indica alguns livros para leitura que nos ajude a compreender o Inglês.

  28. Tudo bem Renato ? já domino mais de 5.000 palavras mas a minha maior dificuldade é entender o que ouço , quando ouço e leio ao mesmo tempo fica fácil mas quando só ouço entendo muito pouco , talvez seja falta de ambiente , ou você teria uma dica para mim ? fiz o curso do Indiana e evolui bastante mas não consegui fluencia.

    • Roberto, minha dica seria continuar praticando o listening e o speaking, ou seja, falar e escutar em inglês o máximo possível… Aposto que com tempo irá melhorar… Comigo acontecia isso e praticando esses dois, tive uma grande diferença. Sucesso! =)

  29. Renato, show de bola seu site :) estava dando um olhada em conteúdos para estudos.
    Mas queria tipo umas dicas,sinto um pouco de negação minha ao estudar a língua inglesa, fujo um pouco do foco ao pegar algo para estudar inglês.

    Em outros cursos que faço não tenho bloqueio, e preciso pelo menos dominar a leitura bem no inglês,pois em meu curso ou minha área todos conteúdos e cursos bons estão voltados para língua inglesa.

    Att

    • Simon, não tenho certeza, mas pelo o que você diz acima, o que falta é um pouco de foco no estudo… Acontece isso comigo também… Não que seja o seu caso, mas tem momentos que tentamos estudar e acabamos por não conseguir por uma série de fatores….

      Foque no que realmente quer (ler em inglês) e continue, o que não pode é desistir… Se precisar de ajuda, estou aqui! =)

  30. HI! EU Sou o Osny e estudo inglês por conta própria já a uns 4 anos. falo razoavelmente bem escrevo também, mas eu não consigo entender nada do que é falado e algumas coisas que são escritas também. quando eu penso que aprendi tudo, tem um montão de coisas que preciso saber, parece que o inglês está sempre mudando. acho que não consigo acompanhar esse ritmo. gostaria de saber como poderia melhorar minha compreensão sem ficar fazendo traduções mentais.

    • Essa é uma boa pergunta Osny,

      veja bem, uma das primeiras coisas que precisa entender é que tudo isso que está passando é um processo que acredito que a grande maioria dos estudantes também já passaram ou irão passar… Mas para ser mais direto, essa automação, ou seja, o ato de não pensar em português quando vamos falar, vem apenas com a prática, estudo e principalmente, conhecimento…

      Quando estamos começando a aprender inglês, tudo é muito novo, aprendemos várias palavras, temos que entender e absorver muitas informações… Por isso ficamos com a sensação que não aprendemos nada e que existe muito a ser aprender…

      Por isso, não desista, continue estudando e praticando, aos poucos você irá sentir os resultados.

  31. A minha grande dificuldade é a falta de paciencia talvez até mesmo pq preciso para trabalho. mas ja faz uns 6 meses que venho tentando colocar ele mais no meu cotidiano, porém não consigo falar nem entender muito bem. e um outro detalhe é que quando tento falar algo eu travo. não entendo nada e não consigo falar nada. Musica prefiro as em inglês, mas tenho dificuldade de identifcar as palavras por conta do som delas ex. can me e came. ou seja, cada dia que passa fico mais confuso e com vontade de desistir. na escrita até que me viro bem, mas no speaking e listening complica bastante.

    • Thiago,

      você faz muito bem em colocar a língua inglesa em seu cotidiano, isso ajuda muito quando estamos aprendendo… Sobre as dificuldades que está tendo, recomendaria tentar fazer um curso e focar nessas dificuldades, ou se estuda por conta própria como eu, analisar esses pontos fracos e estudar em cima deles… Faça isso sempre fazendo testes para ver se a mudança está surtindo efeito e se está melhorando.

      • qual dica você me daria nesse caso. pois cada vez que passa sinto mais essa dificuldade.
        Se puder compartilhar como você começou, e quanto tempo demorou para você ter fluencia.

        • Thiago, compartilhar até posso, porém será quase que um livro…srsrsrsr E na verdade, costumo dizer que ainda não conseguir a fluência, atualmente consigo me comunicar bem em inglês mas ainda estou longe de ser fluente em inglês….

          Vou deixar para compartilhar como comecei a estudar para um artigo aqui no blog… Fica ligado! =)

  32. Kamila Nascimento

    Ola Renato, para esse novo ano coloquei como meta me dedicar a aprender o Inglês, sei que vou ter grandes dificuldades pelas condições que me cercam pois sempre estudei em escolas publicas e na minha região as condições de estudo não eram as melhores. A intenção é o estudo por conta própria, fiquei feliz em encontrar exemplos de pessoas que conseguiram aprender sozinhas. Obrigada por compartilhar isso e fazer com que outras pessoas possam acreditar nessa conquista! Abraços

    • É isso ai Kamila, como eu, existem muitas outras pessoas que estudam e aprenderam inglês por conta própria. O importante é não desistir e se manter estudando…

      Se precisar de ajuda, é só perguntar! =)

  33. Olá Renato. Estas dicas são realmente brilhantes! Estou para entrar no Ensino Médio e pretendo participar do programa Jovens Embaixadores e estou fazendo de tudo para aprender o idioma inglês sozinho. No entanto, ás vezes me confundo com as dicas. Por exemplo: sei que ouvir é importante, mas mesmo ouvindo muito, e lendo muito a bastante tempo, continuo sem entender muita coisa. Até mesmo com o significado. O que você acha que eu posso fazer?

    • Eu acho que você deve focar no listening porém você precisa aprender no que está escutando… Por exemplo, não sei se esse é seu caso, mas se a pessoa apenas escuta, mas não absorve o que está sendo dito, nada adiantará essa pratica. Você precisar escutar bastante, porém precisa entender no que estão falando.

  34. Oi Renato, poxa eu estava um pouco desanimada. Mas vendo as dicas percebi que é normal sentir dificuldade… Obrigada por compartilhar. Meu maior problema é a pronúncia, como assito muitos filmes e séries em inglês e estou testando assistir desenhos animados sem legenda, tenho melhorado a compreensão. Mas falar… é um problema.

    • Compreender é o primeiro passo Natalia, para melhorar a pronúncia, aconselho praticar com um amigo. Falar em inglês só vem com a pratica, só escutar não adianta.

      Qualquer dúvida é só falar. =)

  35. Ei Renato, moro em Moçambique e resolvi aprender o inglês estou tendo muitas dificuldades e estou totalmente perdida nas aulas. Não consigo entender nada que o professor fala!!
    Por favor me ajuda, obrigada.

    • Olá Taty, no início é sempre assim… Ficamos perdidos pois não conhecemos nem temos familiaridade com o idioma… Com o tempo as coisas irão começar a ficar mais claras.

  36. Quero saber o que faco se esqueco muito facil do que ja aprendi?

    • Olá Adriele, eu costumo dizer que se a pessoa esquece facilmente, é por que não aprendeu de verdade. Porém como cada pessoa tem se jeito e seu tempo de aprender, essa minha afirmação pode não está certa.

      Se seu esquecimento é constante, eu recomendaria que foque onde sempre esquece para tentar gravar/aprender com mais eficácia.

      Tente e veja se funciona. ;)

  37. Eu tenho estudado inglês a um bom tempo já, mais de certificado eu tenho apenas 5 meses de inglês. Mais, venho estudando inglês por conta própria pela internet por um bom tempo já. Tenho um vasto conhecimento com gramática, consigo fazer redações e textos básicos, tenho um grande vocabulário, uma grande percepção das palavras que estão dentro do meu vocabulário e tenho uma certa facilidade para decorar palavras e gramáticas.
    Em relação a pronuncias, eu utilizo u Alfabeto, que, se você souber usa-lo as pronuncias ficaram facies ou optar pelo Google Tradutor que é muito bom para ensinar pronuncias(apenas pronuncias).
    Tenho apenas 16 anos! e perto da fluência,pois, dedico uma boa parte de meu tempo para estudar e tirar duvidas com professores na escola !
    ;)

  38. Olá Renato! Faz 2 anos e meio que faço inglês.

    Como não tenho tempo de estudar, fico muitooo perdida nas aulas e não consigo acompanhar minha turma.
    Minha maior dificuldade é conseguir montar uma frase, eu sei todas as palavras em inglês, mais não consigo juntá-las em uma frase.
    Adoroo inglês, mais estou pensando em abandonar meu curso.

    Você conhece alguns sites que eu possa estudar? Como você disse no post acima, pelo menos 30 minutos por dia.

    Muito bom seu SITE ♥

    • Olá Mariana,

      primeiramente não recomendaria abandonar o seu curso… O que faria é, além do curso que já faz, você estudar formação de frases e pequenos textos em inglês. Isso você pode fazer até sem precisar de site algum, apenas formando em sua mente ou anotando no papel frases em inglês. Como falou que tem um bom vocabulário, terá apenas dificuldade na formação das frases…

      A partir daí, você estuda ou por conta própria ou no seu curso de inglês, conteúdos que tem dificuldade na formação das frases, como a gramática por exemplo.

      Espero que essa dica lhe ajude a melhorar seu inglês.=)

  39. Parabéns pelo artigo! Foi muito esclarecedor!

    Tenho facilidade com a língua inglesa, até pq também sou apaixonado por ela. Leio bem, escrevo bem, tenho bom vocabulário… mas sou uma triste na conversação/audição. Estou pesquisando formas de melhorar essa situação, através de blogs e projetos da internet, e seu texto me deu boas ideias.

    Obrigado e abraço!

    • Bronco, conheço muita gente que está na mesma situação que você. A falta de pessoas para praticar inglês é a principal causa dessa dificuldade com o listening em inglês. Bom saber também que lhe dei algumas ideias. Espero que consiga melhorar seu inglês. =)

  40. Olá Renato! gostei muito das suas dicas, mas a minha dificuldade estar em ouvir em inglês. Quando eu leio, até dá para entender alguma coisa, mas quando escuto, não entendo praticamente nada.

    • Olá Marcella, tem várias coisas que pode fazer para melhorar seu listening. Algumas sugestões são: escutar mais em inglês, estudar fonética e melhorar a forma como pronúncia as palavras em inglês.

      Mas posso lhe garantir que não é um processo rápido. Leva um certo tempo para entender sem problemas o que eles falam em inglês. Porém nos meus estudos, o que tive mais resultados foi assistindo jornais estrangeiros, CNN, BBC, etc.

  41. Renato, entrei na Universidade Federal de Goiás este ano. Interessado nas oportunidades que meu curso me oferece, através de intercambio em vários países, principalmente dos de língua inglesa resolvi entra em um bom curso de inglês. Tenho apenas QUATRO anos para aprender a língua, mas o detalhe que no passado nunca havia me esforçado em aprender, hoje me arrependo, não sei nem o “verbo to be”! Até lá será que consigo estar dominando bem o inglês? pelo menos para eu passar na prova de proficiência escrita e oral? Você tem algum depoimento de pessoas que estão passando pela mesma situação que eu ?

    • Olá Daniel, no momento não recordo de ninguém que esteja na mesma situação que a sua, porém acho totalmente possível que consiga aprender em 4 anos. Porém é claro isso irá exigir mais de você, você terá que ser mais duro consigo mesmo nos estudos, estudar fora do curso que faz e está sempre em contato com o idioma. Pense assim: quanto mais exposição ao idioma eu tiver, melhor será para meu desenvolvimento.

  42. Olá Renato. Nossa ler o seu texto me trouxe a motivação que tanto ando precisando. Aprendi o inglês aos 12 anos sozinha, apenas com um livro de colégio de uma amiga minha que estava jogando fora. Claro que houve um motivo muito grande para eu estar me interessando pelo idioma naquela idade,rs. Depois estava sabendo até melhor do que a professora do primário (ela saia da sala e meus colegas já chegavam na minha mesa para pedi ajuda),senti uma grande evolução até os meus 15 anos. Fiz curso presencial e estava ótima, mas infelizmente tive que largar e depois disso me desmotivei.
    Mas por sempre amar a língua inglesa dei continuidade por conta própria novamente…só que depois de tantos anos eu simplesmente sinto que regredi, consigo ouvir e entender maravilhosamente bem, mas na escrita e na fala sou uma negação. Ano passado tive a oportunidade de encontrar nativos e foi aquele sufoco pra conseguir dizer alguma coisa coerente. Pedi desculpas pelo meu inglês e fui surpreendida de que estavam conseguindo me entender perfeitamente.

    Desde que frequentava cursos, sempre tive essa dificuldade para falar,embora eu conseguisse compreender tudo. É como se eu ficasse travada e sentisse medo, o que até hoje ocorre. O que você me aconselharia?

    Atualmente estou fazendo o Inglês Sem Fronteiras do Mec, tá sendo muito bom, mas com a correria da faculdade não consigo me dedicar tanto quando gostaria.

    • Olá Jaqueline,

      me parece que seu problema é bem pontual e aparentemente você já sabe qual é o problema e como resolver-lo. Como você fala bem e consegue se fazer entender, acredito que você precisa apenas praticar mais nas habilidades que está com problemas, que nesse caso, suponho que seja as habilidades que a esteja desmotivando. Isso faz parte de nosso crescimento, quanto mais evoluímos, mais ficamos mais alegres e motivados, ao passo que quando não crescemos nos estudos, sentimos que estamos regredindo.

      Talvez seja isto que esteja acontecendo com você. O importante é que você foque seus estudos, embora com o pouco tempo que tem, nos seus pontos fracos. Tenho certeza que seu inglês e sua confiança voltará aos eixos.

      Se precisar de ajuda, estou por aqui. =)

  43. Olá, estava procurando assuntos relacionados na aprendizagem da língua inglesa, quando me deparei com seu blog. Puxa, gostei muito e me motivou bastante. Faço faculdade de Letras com Habilitação em Língua inglesa, porém ainda não falo inglês fluentemente como gostaria, pois ainda tenho algumas dificuldades as quais desejo muito superar. Na aflição de algumas dificuldades cheguei a pensar em desistir, mas confesso que a dificuldade parece que me instiga mais a querer aprender, por vários motivos…

    Primeiro é pelo meu curso, segundo é pela admiração que tenho pela língua em si, terceiro por amar músicas internacionais e quarto por ter um sonho enorme de conhecer os Estados Unidos. Suas palavras me motivaram e me mostraram que é possível sim, basta querermos. Thank you so much!!! :)

    • Pow Ginna, que maravilha então! Fiquei muito feliz em saber que o artigo pode tocar tanto assim. E concordo com você, não podemos desistir. Temos que ser persistente em tudo o que fazemos.

      Saiba que sempre que precisar, estaremos aqui para ajudar. Abraço e sucesso no seu curso! =)

  44. Renatooo , estou precisando de dicas de atividades para trabalhar poemas , tem sugestões de atividades que eu possa fazer em sala de aula? Quero utilizar o poema epico Beowlf, esperando resposta, obg. ;)

  45. Olá Renato, gostaria de sua opinião por favor, pois, estou vivendo um dilema rsrs … Sempre tive muita dificuldade em aprender inglês. Estou há 01 ano estudando em uma das melhores escolas da minha cidade, eles dão um prazo de 2 anos e meio para se conseguir falar, ler e escrever, claro dependendo de cada pessoa.

    Enfim, estou em dúvida se mudo de escola, para uma que sei que o método não é tão acelerado ou se continuo na mesma e volto alguns livros. Meu maior problema é falar. Ouvir e ler eu até me viro bem.

    De uma coisa eu tenho certeza, seguir para o próximo livro não vai adiantar, é uma “bola de neve” na minha opinião. E sei que não vou ter tempo pra parar e voltar atrás por conta própria. É muito vocabulário para revisar.

    Se você puder me ajudar agradeço muito! Muito obrigada, abcs.

    • Olá Graziela,

      me parece que está em um beco sem saída, se continua, acha que estará em uma bola de neve, se mudar, terá que voltar alguns livros e talvez atrase mais ainda. Sem falar que estudar sozinha não é uma boa opção pra você como falou.

      No seu caso, recomendo que fique onde está e tente melhorar seu speaking de outras maneiras, caso esse seja o motivo. Você também pode falar com seu professor que está com essa dificuldade e ver como ele pode lhe ajudar nisso… Sabemos que os professores tem um roteiro para seguir nos cursos mas não vejo problema em tentar falar com ele para que ele possa tornar as aulas mais focada nas suas dificuldades… Tanto você e a turma toda pode se beneficiar com isso, entendes?!

      O que não aconselho é ficar de galho e galho e acabar perdendo tempo e dinheiro no processo.

      Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida estou por aqui para te ajudar! =)

  46. A língua inglesa sempre foi um obstáculo para mim. Desde muito cedo fui apaixonado pela língua inglesa. Sempre pratico na leitura, na escrita e esse resolvi investi com a EF Englishtown, segundo fiquei sabendo, é um dos melhores cursos online. E realmente é muito bom. O único problema é que estou tendo dificuldade em conseguir “entender” o que falam em inglês. Tenho medo de achar que por mais que eu avance no curso, eu continue não entendendo oralmente. Por isso queria fazer algumas perguntas:

    1. Passei pelos 3 níveis de iniciante e estou no 2º nível do básico. Aí eu já posso compreender oral, ou é coisa de minha cabeça achar que é eu é quem não entendo?
    2. Se eu conseguir chegar até o último nível, posso conseguir a fluência, mesmo tendo essas dificuldades na conversação hoje?
    3. Sou determinado. Estudo cerca de 2, 3, até 5 horas por dia. Amo! Isso me ajuda? Ou muito tempo cansa a mente e não posso aprender nada desse jeito?

    • Olá Maxwell,

      primeiramente acredito que fez uma escolha certa em investir em um curso, é sempre bom ter alguém que possa nos avaliar em questão de desenvolvimento e crescimento no idioma. Também quero dizer que essa dificuldade em entender é totalmente normal, até mesmo para quem estuda inglês há anos, como eu por exemplo.
      Mas deixe me responder suas perguntas.

      1. Veja bem, eu conheço pessoalmente pessoas que fizeram cursos por anos, e nem por isso entendem com facilidade o que um americano fala. O entendimento não é medido pelo nível que estamos no curso de inglês e sim pela pratica do ouvir, aka listening, que temos no nosso dia a dia. Quando mais estamos em contato com o idioma, mais fácil fica entender, pois nossos ouvidos se adaptam ao idioma. Então isso não significa que você não entende, talvez você não tenha muita pratica de ouvir 24 horas por dia. Aumente a prática do ouvir em inglês que com tempo você verá resultados.

      2. Literalmente não! Mais uma vez, a divisão do curso não significa que você é fluente. Você pode terminar esse curso, começar mais outro e assim por diante e mesmo assim não ser fluente. Fluência vai muito além que isso.

      3. Por experiência própria, tudo o que é demais mais prejudica do que ajuda. Quando comecei a estudar inglês, tinha a errônea impressão que se estudasse muito, estaria aprendendo mais, e de fato aprendi mais. Porém a mente precisa de um tempo para absorver tais informações. Essa absorção infelizmente depende de pessoa para pessoa. O importante é não desgastar sua mente, caso contrário, vai chegar momentos que não estará literalmente aprendendo, apenas se enfiando em livros sem resultado algum para o seu inglês.

      Maxwell, acredito que está caminhando na direção certa. Com paciência e determinação, tenho certeza que chegará na fluência que tanto sonha. Good luck! =)

  47. estou indo quase indo para o nível avançado estou saindo do inglês básico para o avançado o professor me faz perguntas e ainda tenho dificuldade de responder forma a frase inglês para responder,entender o que ele está perguntado também tenho dificuldade de formular frases estou totalmente perdida estou vendo que meus colegas estão se desenvolvendo bem eu ainda não daqui a pouco estou desistindo do curso,só sei te dizer que ele me pergunta as coisas eu não conseguindo identificar as palavras que estão sendo perguntadas

    • Elaine, eu vejo da seguinte maneira, é normal outras pessoas “passarem em nossa na frente” quando se trata de conhecimento, pois cada é um diferente, aprende diferente. Você tem que encontrar o seu passo e ir caminhando nele e não ficar se comparando com os seus colegas.

      Uma dúvida, você diz que está passando do básico para o avançado, está correto? Se sim, suspeito que o termo avançado só está servindo de enfeito, pois se está tendo dificuldades em responder questões básicas como menciona, isso significa para mim que não está no nível avançado como sua escola sugere.

      Recomendo que não desista, estude mais, se esforçe mais. Se está com a sensação que está ficando para trás, corra atrás e supere seus colegas, porém com estudo, dedicação e aprendizado. Se está tendo dificuldades, estude as materias onde está tendo esses problemas, faça perguntas a seu professor ou professora, tentee sanar suas dúvidas para que quando for testada, em uma pergunta por exemplo, tenha a resposta e a confiança necessaria para responder.

      Sucesso Elaine e happy learning English! =)

  48. Olá Renato Alves;

    Uma dúvida: Para nós Brasileiros acredito que o maior problema é também pronunciar e entender a pronuncia, então em relação a facilidade de pronunciar o inglês seria melhor o britânico ou o americano para começar a aprender?

    Eu mesmo percebi que tenho facilidade de falar e ouvir a pronúncia do inglês Britânico em um aplicativo para aprender idiomas, e horrivelmente o inglês americano. Percebo também que no caso eu teria que me focar totalmente no Britânico, e só quando eu já estiver no nível intermediário eu começasse a incluir as diferenças entre eles. Referente a essa minha percepção você acha valido ou quase?

    • Olá Oliver,

      eu vejo da seguinte forma, não existe um inglês correto e outro errado e sim o qual você se identifica mais. Eu, por exemplo, prefiro o inglês americano, acho ele mais solto, rápido e as palavras fluem melhor. Por isso, sempre me dediquei a aprender o inglês americano, porém sempre que posso, gosto de escutar outros sotaques (britânicos, africanos, indianos e japoneses falando inglês), assim não fico preso a apenas um sotaque e quando tiver oportunidade de falar com pessoas desses países, não terei tanta dificuldade.

      Minha dica: Se gosta ou acha mais fácil começar a aprender com o Inglês Britânico, vá em frente, não existe nenhum problema. As diferenças de um inglês para outro são mínimas, basicamente são gírias regionais e isso tem em cada país, até mesmo dentro do Brasil.
      Depois que tiver em um nível mais confortável, vá estudando o sotaque em outros idiomas, não apenas no inglês americano.

      Espero ter ajudado Oliver. Sucesso em seus estudos. =)

  49. Oi…Renato… tenho 54 anos..sou professora de ed,infantil.. e um sonho em aprender ingles, iniciei um curso,,presencial e outro online… mas acho que tenho um bloqueio muito grande… é so sair.. não lembro de nada..e sofro,, me sinto muito mal..em ter que fazer as tarefas,,, e responder. estou quase desistindo… preciso de um orientação sua.. ob

    • Olá Ivone,

      é bem delicada sua situação. Entendo que com o passar dos anos, algumas pessoas tem mais dificuldades para aprender, além de menos paciência. Talvez, esse seja seu caso. Quando você diz que está “se sentindo mal”, entendi que está tentando realizar as atividades, porém não está conseguindo. Ai vem o pensamento de desistir, por que tudo é muito difícil, complicado, quase impossível.

      Por experiência própria e através de conversas com outros falantes e estudantes de inglês, entendo que:

      • para aprender inglês, se leva bastante tempo;
      • aprender inglês não é “tão fácil” quanto parece;
      • para aprender inglês, o estudante precisa de muita disposição e persistência;
      • além de gostar realmente de inglês e de “aprender”.

      Ententendo alguns desses pontos, irá lhe ajudar a ver onde está o seu problema e tentar mudar. Vale mencionar aqui que os motivos para não está aprendendo aprendendo são vários, professor, motivação, força de vontade, persistência, idaide. Uma série de coisas influencia na forma que aprendemos, a chave na minha opinião é achar onde está o problema e resolver.

      Me alonguei um pouco mas espero ter ajudado. =)

  50. Olá Renato,
    descobri seu blog por acaso mas um bom acaso eu diria rsrs
    Eu trabalho para um consulado há 9 anos e em 2004 fiquei um ano em Londres mas sinto que minha dificuldade em entender as pessoas ainda me apavora e sendo assim me trava para falar.
    Não consigo ser promovida pois sinto que o inglês é o motivo. Sempre gostei da língua mas comecei a estudar “tarde” e quando morei fora já tinha 31 anos. Quando voltei sentia que tinha evoluído muito mas hoje em dia vejo meu inglês regredindo, sou ruim de vocabulário, ou seja, teria que começar do zero para que adquirisse uma boa fluência e segurança. Cheguei até procurar um neurologista para uma avaliação… por que tenho tanta dificuldade de absorção? por que esqueço o que aprendo?
    Para você ter uma ideia, nem nas conversas informais eu acho que me saio bem pois ao escutar as pessoas não entendo 100% do que elas estão dizendo…
    Qual é a sua opinião?
    obrigada
    Elizane

    • De fato é um pouco estranho Elizane, como você trabalha em um Consulado e já viajou para fora, você deveria ter mais facilidade e não ao contrário. Porém vendo assim de fora, posso ver alguns possíveis motivos, entre ele está o interesse e a idade. Não que você esteja velha para aprender inglês, pois não acredito que exista isso, mas temos que considerar que quanto mais adultos ficamos, mais responsabilidades adquirimos e acabamos de perder o foco em aprender inglês.

      Eu sou um exemplo vivo disso, entre os 15 e 18 anos, estudava inglês todos os dias religiosamente, depois dos 18, com as responsabilidades tive pouco tempo para estudar, o que acredito que meu inglês tenha desacelerado em seu progresso. É claro que eu não tinha ninguém para praticar no dia a dia, o que tornava meu aprendizado mais difícil. No seu caso, você tem pessoas que podem lhe ajudar, falando com você em inglês diariamente. Por isso, minhas dicas são as seguinte:

      - Volte a estudar religiosamente. É como voltar a praticar exercício diariamente depois de anos de sedentarismo, com o passar dos dias, você verá os resultados positivos, porém primeiro você precisa dá o ponta pé inicial.

      - Pratique inglês com colegas de trabalho sempre que puder. Um dos motivos que acredito que as pessoas melhoram muito o inglês quando vão ao exterior, é por que estão sempre em contato com o idioma. Se você fizer isso, com o tempo estará praticando e consequentemente, melhorando seu inglês.

      - Você menciona que em conversas informais, acha que não consegue entender 100% o que o outro fala. Eu diria que isso é normal, para alguém que não está em constante contato com o inglês. Mas acredito que com a prática (praticando com seus amigos e estudando), você irá começar a ter mais confiança em seu inglês e entenderá mais.

      Resumindo Elizane, acredito que seu problema seja por que você parou de estudar, aprender e praticar a língua inglesa. O mesmo iria acontecer com o português, se você parasse de estudar, aprender e praticar, mais cedo ou mais tarde, acabaria esquecendo. Volte a estudar, pratique sempre que puder, isso irá lhe ajudar não apenas a entender bem em inglês mas também lhe dará a confiança em seu inglês que por final lhe dará essa promoção em seu trabalho que tanto busca.

      Espero ter ajudado! Boa sorte! =)

  51. Bom Renato, Gostei muito do Texto, aliás até favoritei aqui pra me animar quando estiver sem compromisso com a língua…

    Minha Principal dificuldade é formular frases em inglês; se eu quero dialogar com alguém dificilmente vem a palavra que busco.

    tenho mais facilidade em entender filmes em inglês e interpretar textos do que falar.

    Abraços!

  52. Olá Renato , a minha pergunta é a seguinte , eu comecei a quase um mês estudar inglês num curso pela net na englishtown e pode estudar quantas horas quiser por dia , e eu tenho disponibilidade pra estudar até 4 horas por dia , posso fazer isso ou não é bom ou é melhor estudar 1 hora só

  53. Socorro sismei de estudar ingles em um curso na minha cidade brasas ja fazem 2 anos e tenho duvida ate hoje em varias coisas a fluencia passa longe quando a professora manda eu fazer uma pergunda nao consigo nem repetir o que ela diz nao sei se tenho decit de atencao pois na mesma hora nao gravo e nem consigo repetir o que faco la sao 10 livros estou teimando que queria terminar la pois ja estou no cinco o que faco nao sei se vou ao neurologista ja tenho 32 anos de idade me ajude oi se preocure um professor e so estudo particulae e saio do curso help me

    • É um caso delicado Renata, não poderia falar com certeza qual seria seu problema. Mas, se está no quinto livro e estuda a dois anos e diz que não entende e nem consegue se expressar em inglês, alguma coisa de fato está errado. Pode ser com você, com seu professor ou com o material, tire um tempo para analisar onde está o problema e veja a possibilidade de resolver.

  54. boa noite, gostei muito do seu texto me identifiquei, faz 04 anos que estudo ingles, fico um tempo no cursinho e depois em casa, pois percebi que preciso desse tempo para assimilar, parei de me cobrar, sempre estudo em casa pelo 01 hora por dia, e aos avançei.
    estou fazendo meu tcc na area de inovaçao, estou com tema de buscar nova abordagem de aprendizagem nas escolas de idiomas da minha cidade, MANAUS-AMZONAS, algo inovador.

    gostaria de trocar umas ideias com vc. por favor me manda seu email..

    E obrigada.

  55. Oi, estou no sétimo ano, e tenho MUITA dificuldade em inglês, fiquei em recuperação, e aprova valia 90 eu tirei 38, sendo que fix aula particular e estudei a tarde inteira, eu não sei qual é o meu problema

  56. Oi! tive minha primeira aula de inglês e foi um desastre, só paguei mico estou até com vergonha de voltar na próxima aula,a professora passava uma conversação no vídeo e depois pausava e mandava a gente repetir com o colega do lado, só que eu tava muito perdida não entendia nada e esquecia a frase que tinha que falar , mas todo mundo conseguia menos eu , será que eu sou normal? to até pensando em desistir.

    • Ana, primeira aula e já foi conversação? o.O Como assim?

      Achei estranho isso, de qualquer forma, não acho que deva ser motivo para desistir. Você não sabe se as outras pessoas estudam por conta própria, olhar para o companheiro do lado e ver ele falando bonito e você não, não é motivo para desistir, e sim para se inspirar nele e tentar chegar ou superar-lo.

      Por isso não desista. Continue estudando, cada pessoa tem seu passo e ritmo. Você chegará lá! =)

  57. Gostei muito das dicas.

Se gostou deixe seu comentário!

Fico feliz em saber que quer particpar da discussão. Isso é fantástico! Apenas, por favor mantenha a pergunta relacionada ao tópico.
Para dúvidas não relacionadas ao assunto da dica, clique aqui. Now come back to study! :D