Quais as principais dificuldades em aprender inglês?

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Veja as vantagens de ser PRO

Pode parecer esquisito, mas embora vivemos em um mundo globalizado ainda há pessoas que não coseguem aprender inglês por diversos motivos. Essa dificuldade fica ainda maior quando estudamos por conta própria, sozinho, sem professor ou alguém com mais experiência na língua para nos ajudar e nos incetivar a melhorar nosso inglês.

Neste artigo veremos 5 dificuldades que acredito serem as principais para que as pessoas (principalmente os estudantes de inglês autodidatas) não melhorarem seu vocabulário e que os atrapalham a falar inglês fluentemente.

Não deixe também de mencionar na área de comentários quais as suas principais dificuldades em seu estudo da língua inglesa.

Abaixo cito algumas dicas que você poderá usar para melhorar seu vocabulário em inglês.

Dicas de inglês recomendadas:

Será que as pessoas que falam outro idioma são mais inteligentes?

Como definir objetivos para seus estudos?

 

dificuldade de aprendizagem

 

 

A escrita em inglês

Desde que comecei a estudar inglês por conta própria, há cinco anos atrás, que escuto as pessoas reclamarem o quanto é complicado e diferente a forma como se escreve em inglês. As pessoas costumam tratar a escrita na língua inglesa como se fosse coisa de outro planeta, algo que não pudesse ser decifrado e muito menos compreendido.

Sempre quando me perguntam por que a forma como escrevemos em inglês é tão diferente do portguês, digo o seguinte:

Primeiro você tem que entender que a língua inglesa é um idioma que sofreu e sofre bastante influência externa, por exemplo, se você observar a quantidade de palavras e expressões de outros idiomas que são usadas na língua inglesa você ficará impressionado.

 

Além disso, a língua inglesa possui uma cultura,  história e estrutura totalmente diferente da língua portuguesa. O português surgiu através do Latin, já o inglês veio do Anglo-saxão, idiomas totalmente diferentes em todos os sentidos.

Dica: um exercício que me ajudou e me ajuda muito a melhorar a minha leitura e escrita é ler e escrever bastante em inglês. Leia o máximo que puder em inglês sobre os mais variados assuntos. Com tempo você verá os resultados.

 

A pronúncia em inglês

Como falei acima, o inglês provém de um povo, cultura e local totalmente diferente do português, o que nos diz que a forma como vamos pronúnciar as palavras e as frases em inglês também serão diferentes. O sons fonéticos em inglês não são nada parecidos com os nossos, como também a forma de entonarmos as palavras e até as frases em um diálogo em inglês.

A pronúncia é um dos motivos que fazem muita gente desistir de continuar em aprender inglês por não conseguirem falar com fluência logo quando estão iniciando. Felizmente, a única maneira de você falar inglês fluentemente é escutando e muito em inglês, não existe outro caminho mais curto. Só através da prática diária é que você consiguirá atingir este objetivo, falar inglês fluentemente.

A fluência em minha opinião vem através da experiência com o idioma, quanto mais você escuta, fala, ler e erra/acerta em inglês, mais fluente você irá ficar.

Dica: mais uma vez digo que a prática é que vai levar você a perfeição (falar inglês com fluência). Por isso é importante que você escute em inglês com certa regularidade, se possível diariamente. Quando comecei a escutar em inglês, não entendia praticamente nada nos diálogos em inglês, absolutamente nada fazia sentido para mim. Só após muita prática junto com o estudo, aos poucos fui melhorando ao passo que hoje consigo entender notícias em inglês, jornais, novelas e seriados em inglês sem legendas.

Por isso pratique o máximo possível, esse é o segredo!

 

Tempo e Dinheiro

Infelizmente nossa geração é escassa em tempo, devido ao estilo de vida que a maioria da população (principalmente das grandes cidades) leva, temos pouco tempo para nos dedicar ao estudo de um idioma. Dedicar 1 ou 2 horas diárias para estudar inglês é uma tarefa árdua ou quase impossível para muitas pessoas, obrigando-as a estudarem uma ou duas vezes na semana. Como não veem resultados (até por que 1 vez na semana é muito pouco) acabam por desistir de aprender inglês.

Além disso, não é todo mundo que tem condições de pagar um curso de inglês em uma boa escola de idioma ou comprar um livro de inglês que poderia lhe ajudar a melhorar seu vocabulário. Muitas pessoas sabem das vantages de conhecer a língua inglesa e que ela é importante para elas, principalmente na vida profissional, mas não possuem condições suficientes para iniciarem um curso de inglês regular ou comprar materiais que poderiam ajudar-la a aprender inglês.

Dica: uma dica que dou para quem quer aprender inglês e não tem muito tempo sobrando é reservar de 10 a 30 minutos por dia para estudar inglês. Talvez você ache que é pouco tempo mas acredite que a longo prazo você terá mais  benefícios do que imagina. Além disso é muito melhor do que ficar sem estudar nada.

Outra dica importante é pedir emprestado livros de inglês para alguém que já estuda inglês a algum tempo. Provavelmente esta pessoa terá vários livros de inglês que não ler a meses, o que você poderia pedir para começar a estudar e melhorar seu vocabulário em inglês.

 

Interesse em estudar

Por último e a mais importante dificuldade em estudar inglês está o interesse em estudar. Coloque uma coisa em sua cabeça, você pode aprender inglês com a maior facilidade do mundo, ter o dia todo para estudar inglês nas melhores escolas de idiomas do planeta, mas, se você não tiver nenhum interesse, razão ou motivo para aprender inglês tenha certeza que você falhará.

Só para você ter uma noção do quero dizer pense no seguinte: por que existe tantas pessoas que estudam em escolas de idiomas e não aprendem inglês e outras pessoas conseguem aprender por conta própria, sozinhas via internet?

Na verdade isso é em tudo em nossas vidas, quando não temos um objetivo se conseguimos alcançar ou não tanto faz. Agora se você colocou em suas resoluções para 2011 aprender inglês, então se junte ao grupo de estudantes esforçados, perseverantes e côncios de que aprender inglês não é fácil mas também não é coisa de outro planeta.

Dica complementar:

Como definir objetivos para seus estudos?

Dica: pense a repeito do por que você quer aprender inglês, será que é por que gosta de escutar música em inglês, ou o seu trabalho exige conhecimentos em outra língua, ou mesmo você ache importante aprender outro idoma. As razões podem ser várias, por isso tente descobrir as suas razões para querer aprender inglês.

 

Quais são as suas principais dificuldades em aprender inglês?

Compartilhe conosco quais são as suas principais dificuldades em aprender inglês. Talvez você seja muito oculpado ou a escrita seja muito complicada, seja lá qual for suas dificuldades, toma conhecimento delas já é um bom começo.

Lhe aguardo na próxima dica. Cya!

 

Dicas de Inglês para Melhorar seu Vocabulário

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Semanal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Vantagens de ser PRO