4 Vantagens para Aprender Inglês via Internet

A língua inglesa pode se dizer que é o idioma que move o mundo, usada nas relações comerciais, na troca de informações acadêmicas e culturais. É utilizada por milhões de pessoas diariamente e é a segunda principal exigência para ser conseguir uma vaga de emprego gerencial depois apenas da formação acadêmica (embora alguns ainda descordem disso). Nesse artigo você irá descobrir 4 vantagens que irão lhe ajudar a tomar a decisão em estudar inglês pela internet.

Se você conhece outras vantagens que não cobrimos aqui, por favor deixe na área de comentários abaixo, assim poderemos debater mais sobre o assunto. Além disso, abaixo cito outras dicas de inglês já publicadas aqui no Blog Inglês na Rede que irão lhe ajudar a refletir sobre seu estudo da língua inglesa e levá-lo a outro nível.

Dicas de leitura que irão melhorar seu inglês:

 

Por que aprender inglês online?

Com a grande quantidade de escolas de idiomas atualmente, fica fácil se escrever em um curso de inglês e começar a estudar. Muitas pessoas ainda não descobriram as vantagens de aprender inglês (ou mesmo outro idioma) via internet.

Por isso, na dica de hoje eu gostaria de explicar 4 vantagens que acho serem mais do que suficiente para você trancar seu curso de inglês naquela escola de idioma perto de casa e começar a estudar inglês por conta própria via internet.

Porém, aviso logo que não é uma tarefa fácil, você verá que exige bastante disciplina e muita força de vontade. Por isso irei começar pela parte que mais afeta todos nós estudantes, o fator dinheiro.

 

Fator Dinheiro

Embora os preços cobrados em escolas de idiomas tenham caído bastante ao longo dos últimos anos, basicamnte devido a competitividade entre as escolas atuais, fazer um curso de inglês em uma escola de idioma ainda não é algo acessível para todos.

E é aí onde a internet começa a aparecer suas vantagens, através de blogs de inglês como este que ajuda as pessoas a aprender e melhorar seu inglês através da internet, é possível aprender inglês de uma maneira fácil, divertida e interativa, além claro sem gastar um tostão se quer.

Conheço várias pessoas (tanto amigos como parentes) que gostariam de aprender a língua inglesa, porém as condições atuais não permitem. Nessa parte a internet nos dar uma mão na roda.

Blogs de inglês para você começar a estudar via internet:

 

Fator Comprometimento (estudar quando quiser)

Essa é uma das partes que acho mais atrativa, até mais atrativa do que o fator dinheiro (leia a respeito acima), estudar na hora que queremos é algo muito bom, principalmente se você já trabalha, quando às vezes não podemos chegar ou ir a aula de inglês a tempo.

Através da internet podemos estudar inglês na hora que temos tempo e disposição, e com a mobilidade isso pode acontecer praticamente em qualquer lugar.

Mas como tudo na vida tem seu lado negativo, para quem é indisciplinado essa facilidade e mobilidade pode ser um problema em tanto. Quando digo indisciplinado estou falando para aquele tipo de pessoa que estuda de ano em ano achando que está melhorando seu conhecimento em inglês.

Se você não for disciplinado em seus estudos de inglês você verá que seus esforços não lhe trarão resultados a longo prazo e logo irá desistir por que não haverá motivação.

Leia estas dicas abaixo para lhe ajudar a se manter comprometido com seu estudo do inglês:

 

Material gratuito (Não aquento tanta informação!)

Todos sabemos que a internet é uma fonte quase que ilimitada de informação. Nela encontramos praticamente de tudo, até mesmo o que não queremos.

No seu estudo de inglês você deve usar a internet de forma inteligente, nela você tem uma grande quantidade de informações que pode lhe auxiliar e facilitar em seu estudo.

Porém você deve tomar cuidado com tanta facilidade e quantidade de informação para não acontecer o que chamo de “overload de informação”.  Já me peguei em várias situações de ter tantas informações para praticar meu inglês (reading, listening, writing, grammar, etc) que fiquei sem saber onde colocar meus esforços. Por isso que é importante que você saiba com alguma certeza onde você quer chegar com seu inglês para tomar as atitudes corretas.

Leia a dica “Como definir objetivos em seus estudos?”, e descubra até onde você deve colocar seus esforços para não estudar demais ou estudar o que não é necessário para você.

Porém se está tendo dificuldade em achar algum material específico em inglês, abaixo cito alguns sites e blogs que irão ser bastante úteis em seus estudos de inglês via internet.

 

Grande Comunidade Online

Depois de todas as vantagens já apresentadas aqui não poderia deixar de acrescentar o crescente número de comunidades de estudantes e professores de inglês que estão aí para nos ajudar aprender ou melhorar nosso inglês via internet.

Com tantas pessoas para tirar nossas dúvidas ficou fácil aprender um idioma online. Por exemplo, se tem alguma dúvida sobre produtos de supermercado é só ir ao Inglês no Supermecado que o Frederico irá lhe dar a resposta, se não está indo muito bem com a pronúncia em inglês basta ir ao blog do Adir Ferreira (que na minha opinião um especialista em pronúncia da língua inglesa).

Agora se está na dúvida em qual escola de idioma você deve entrar e o que considerar antes, é só perguntar ao Denilso de Lima no Inglês na Ponta da Língua que tenho certeza que ele terá a resposta.

Abaixo cito outras comunidades no Twitter e Facebook que irão lhe ajudar a aprender e melhorar seu inglês via internet enquanto navega nas redes sociais.

Comunidades no Twitter

 

Comunidades no Facebook

 

E para você estudante? Por que estudar inglês via internet?

Agora é a sua vez, por que você estudar inglês pela internet ou mesmo por que você não estudaria? Existe outras vantagens ou desvantagens que não citei neste artigo? Deixe seu comentário abaixo e participe em nossa comunidade no Twitter e Facebook.

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜