Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Experimente gratuitamente agora!

Número de estudantes internacionais no país: 880.000

Os Estados Unidos, sem dúvida, são a maior potência acadêmica do mundo. As suas instituições dominam os principais rankings universitários globais, como o renomado World University Ranking da Times Higher Education. A instituição California Institute of Technology (Caltech) conquistou o primeiro lugar da lista quatro anos consecutivos. Além disso, o país também domina o top 10 e o top 100, com sete instituições americanas estão entre as dez e 77 entre as cem melhores do mundo. Harvard, Stanford, MIT, Princeton, Yale… A lista de instituições renomadas é longa.

Várias destas universidades fazem parte do grupo chamado Ivy League, fundado em 1954 e formado por oito instituições de ensino superior particulares do Nordeste dos EUA: Universidade Brown, Universidade Columbia, Universidade Cornell, Faculdade de Dartmouth, Harvard, Universidade da Pensilvânia, Princeton e Yale. Ivy League é  praticamente sinônimo de potência acadêmica.

Mas não são apenas as instituições desta região específica que são conhecidas pela liderança acadêmica no mundo: Caltech, Universidade da Califórnia – Berkeley, Universidade da Califórnia – Los Angeles (UCLA), Universidade Johns Hopkins, Universidade de Michigan, Universidade Duke, Universidade de Northwestern, Universidade Carnegie Mellon, Universidade de Washington, etc. Estas e mais uma infinidade de opções estão disponíveis para quem quer estudar nos Estados Unidos!

 

Faculdade Comunitária X Universidade

Nos Estados Unidos, os estudantes têm uma opção mais acessível quando adentram o ensino superior. As community colleges são instituições comunitárias que oferecem cursos de dois anos de duração chamados Associate Degrees, similares a graduações tecnológicas, que estão disponíveis em várias áreas de estudo: Artes, Ciências, Educação, Engenharia, entre outras.

Os Associates equivalem aos dois primeiros anos de uma graduação. Com a conclusão de um deles em uma faculdade comunitária, o estudante pode se transferir a uma universidade para terminar os dois anos restantes de um bacharelado. A vantagem é que cursar os dois primeiros anos em uma community college costuma sair bem mais barato do que em uma universidade – considerando, ainda, que no país tanto instituições particulares quanto públicas são pagas.

Conheça as vantagens e desvantagens de estudar em uma faculdade comunitária aqui.

 

Estudantes internacionais

Os Estados Unidos recebem um número enorme de estudantes internacionais porque, além de ser uma potência acadêmica, definitivamente incentivam a vinda de estrangeiros em suas universidades. As associações e clubes estudantis, as acomodações, a equipe de suporte, a orientação de imigração, as bolsas de estudo e vários outros serviços especificamente para os integrantes internacionais do corpo estudantil ajudam durante o processo de seleção e de adaptação à cultura americana.

Além disso, o governo dos EUA tem programas que incentivam a estadia dos estudantes estrangeiros mais brilhantes e que possam contribuir com a economia do país. Como é o caso do Optional Practional Training (OPT), um programa opcional de treinamento prático pós-estudos de um ano de duração (se você for das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática pode permanecer por 17 ao invés de 12 meses).

 

Processo seletivo

O processo seletivo em universidades e faculdades americanas costuma ser feito online, diretamente pelo site da instituição. Mas também há um serviço geral de admissão, o UCAS (Universities and Colleges Admissions Service), que recebe a sua inscrição e a envia a um número estipulado de universidades que você selecionar.

Que tal ser um membro PRO ou PRO Plus? Saiba como lhe ajudamos a aprender inglês. Veja as vantagens!

Apoio Hotcourses Brasil

A Hotcourses é uma instituição fundada no Reino Unido em 1996, com mais de 20 anos de experiência no setor de educação. Ela tem parcerias de confiança com universidades, trabalhando lado a lado com as principais organizações internacionais de educação. Além de ter o maior e mais abrangente banco de dados de universidades e cursos do mundo.

Mais artigos do Almanaque